sábado, 24 de maio de 2014

Vamos entender um pouco mais sobre nutrição?

Diariamente as pessoas comem alimentos para manter-se vivas. Isso é feito desde a época dos primeiros seres humanos, que se alimentavam de alimentos frescos, sem ação do fogo e dos agrotóxicos. Claro que depois de milhares de anos ainda estamos nos alimentando, mas de maneira tão diferente.
A nutrição feita de maneira correta nos garante vida saudável, disposição e muito mais do que imaginamos. Portanto, nutrição nada mais é do que a forma como buscamos, preparamos, ingerimos, assimilamos no organismo os nutrientes e eliminamos aquilo que não foi aproveitado.
Você sabia que não apenas as pessoas com baixo peso são consideradas desnutridas? Os obesos são considerados desnutridos, pois não ingerem os alimentos de forma correta e seu organismo faz o acumulo destes excessos em forma de gordura.
Dentro da dieta humana, a alimentação deve ser balanceada de modo que a necessidade individual de nutrientes seja suprida.
Após muitos anos de estudo, em 2005 foi lançado pelo Ministério da Saúde o GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, que contém as principais recomendações alimentares para a nossa população, já que em cada país as necessidades básicas de ingestão de nutrientes e calorias são muito diferentes. Para facilitar a compreensão foi criado um ícone que muitos já conhecem, a Pirâmide Alimentar, usada como guia para escolha dos alimentos, com ingestão de em média 2000 calorias para um adulto ativo, distribuídos em 6 refeições diárias (3 principais e 3 lanches intermediários, que impedirão que o metabolismo fique ocioso acumulando gorduras e para você não chegar morto de fome na próxima refeição).


A pirâmide alimentar esta dividida em 4 níveis e 8 grupos de alimentos. Eles estão divididos dessa forma, pois temos diferentes necessidades dos macro e micronutrientes que estão nos alimentos. 
No próximo post dessa série, vamos conhecer mais um pouco da classificação dos alimentos e o que são macro e micronutrientes. Te vejo na próxima!

Texto baseado em anotações de estudo de sala de aula.
Por Pollyanna Souza da Silva, estudante de Técnico em Nutrição e Dietética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meus amores! Obrigada pela sua visita e comentário! Deixe seu recadinho, dúvida ou sugestão! Beijos!!!