domingo, 29 de junho de 2014

Vamos entender um pouco mais sobre nutrição? Uma breve explicação sobre macro e micronutrientes.

Nutrientes são substâncias químicas contidas nos alimentos, e são responsáveis pela manutenção de todas as reações bioquímicas necessárias para o funcionamento do organismo. São as proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais.
São classificados de acordo com as funções que exercem no nosso organismo em:
  • Construtores ou plásticos: são responsáveis pela reparação, construção e formação dos tecidos do corpo, e são eles as proteínas e alguns minerais.
  • Reguladores: são responsáveis pela por regular as condições do nosso organismo, como as fibras ou celulose, que regulam os movimentos intestinais, e as vitaminas e minerais, que participam como mediadores químicos para ocorrerem as reações orgânicas.
  • Energéticos; ao serem metabolizados produzem energia para o organismo, são os carboidratos e os lipídeos (gorduras).
Também podem ser classificados em macro e micronutrientes:
  • Macronutrientes: são as proteínas, carboidratos e lipídeos. Esses nutrientes precisam ser metabolizados para poderem ser absorvidos pelo organismo.
  • Micronutrientes: são as vitaminas e minerais, não fornecem energia ao nosso corpo,mas são de extrema importância para o funcionamento do corpo.
Nenhum desses nutrientes pode ser deixado de lado, já que em todos os processos metabólicos o corpo necessita de um ou outros nutrientes. O resultado de uma dieta equilibrada será com certeza uma vida mais saudável e uma vida plena cheia de saúde e bem-estar.
Se você precisa de alguma ajuda para equilibrar sua dieta, procure um nutricionista para avaliar sua dieta e lhe aconselhar corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meus amores! Obrigada pela sua visita e comentário! Deixe seu recadinho, dúvida ou sugestão! Beijos!!!